Nossa História

Como tudo começou

Fundação

Nasce a Congregação Presbiteriana Marinas Praia Sul. O primeiro culto desta igreja é realizado na Rua Industrial João Motta n°1685, no bairro de Capim Macio, Natal – RN sob a direção do Reverendo Edinaldo Gilmar Rodrigues Melo, às 18:00h de domingo, dia 08 de dezembro de 2002.

08 de Dezembro de 2002

Primeiro culto no antigo templo

Primeiro culto no templo situado na Rua Francisco Pignataro, 1979, Capim Macio. A igreja ficou nesse endereço por 20 anos.

30 de novembro de 2003

Organização

Organização da então Congregação em Igreja Presbiteriana Marinas Praia Sul

28 de Novembro de 2010

Primeiro culto no novo templo

Primeiro culto realizado em sede própria, situado na Rua Aimorés, 5034, Neópolis, Natal/RN.

05 de Março de 2023

Este texto destina-se ao registro da história da Igreja Presbiteriana Marinas Praia Sul, desde o ato de sua criação.”

“Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do PAI e do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO, ensinando-os a guardar todas as coisas que EU vos tenho ensinado, e eis que EU estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. Amém. (Mateus 28:19-20)”

O pastor Edinaldo Gilmar Rodrigues Melo pertencia a Igreja Presbiteriana de Pirangi, por ocasião do Encontro de Casais com Cristo (ECC), realizado nos dias 05, 06 e 07 de abril de 2002 no Colégio Estadual Floriano Cavalcante (denominado “FLOCA”). No dia 11 de maio de 2002, iniciou-se o ciclo de reuniões pós-encontro e, no dia 18 de maio de 2002, houve mais uma reunião, na qual os casais que participaram do ECC trouxeram outros casais que moravam em Capim Macio para participar. O tema apresentado para estudo foi “Como o seu casamento pode ser melhor!”. As reuniões sucediam-se, quinzenalmente, na casa dos irmãos Luiz Machado Junior e Maria de Lourdes Rodrigues Leandro Machado (já conhecidos carinhosamente como Luizinho e Lourdinha – foto) e sob a supervisão do pastor Edinaldo.

O tempo passa e, em 30 de novembro de 2002, o pastor Edinaldo, membro da Comissão Executiva do Presbitério do Seridó – cidade de Currais Novos, é convidado pela própria Comissão para abrir um trabalho pelo Presbitério, ou melhor, uma congregação, filiada ao Presbitério do qual ele já fazia parte. Naquela noite, durante uma reunião de casais, o pastor Edinaldo expõe a proposta recebida e formula um convite aos presentes. A aceitação é unânime e com isso, no dia 01 de dezembro de 2002, o pastor Edinaldo tem a sua despedida da Igreja Presbiteriana de Pirangi.

Assim nasce a Congregação Presbiteriana Marinas Praia Sul. Esta é uma igreja que nasce para abençoar as famílias da cidade de Natal e, cremos firmemente que esta igreja será uma grande embaixada do Reino de Deus, não só em número, mas em amor, compromisso e comunhão, tendo o seu propósito firmado nos céus. A sugestão do nome é do pastor Edinaldo e o primeiro culto desta igreja é realizado na Rua Industrial João Motta n°1685, no bairro de Capim Macio, Natal – RN sob a direção do Reverendo Edinaldo Gilmar Rodrigues Melo, às 18:00h de domingo, dia 08 de dezembro de 2002, com as presenças dos seguintes irmãos listados abaixo, nesta data histórica, que jamais será esquecida.

E obedecida uma Liturgia, a mensagem do Rev. Edinaldo Gilmar R. Melo foi baseada no texto Sagrado de Atos 20:28 – o tema do sermão foi “A Igreja segundo o Coração de Deus”. A oficialização do nome Congregação Presbiteriana Marinas Praia Sul dá-se em 22 de dezembro de 2002 com a presença da Comissão Executiva do Presbitério Seridó do Rio Grande do Norte. As fotos que se seguem (ver galeria de fotos acima) ilustram e registram os fatos.

A casa dos irmãos Luizinho e Lourdinha torna-se pequena para os cultos dominicais e estes são realizados, agora, no salão da casa ao lado, intitulado de “Viva Recepções”. No entanto, permanecem em sua casa os cultos às sextas-feiras e a parte do departamento infantil, durante os cultos dos domingos. Já os das terças-feiras, são realizados na residência do pastor Edinaldo, rua Alice Azevedo 104 – Capim Macio e os das quartas-feiras, nos lares – células.

A Congregação anseia por um lugar único para reunir suas atividades e, assim, consegue se transferir para o Colégio Executivo a partir do dia 02 de fevereiro de 2003, lá permanecendo até o dia 16 de marco de 2003. A partir de 23 de marco de 2003 continua sua peregrinação. Transfere-se para o Colégio CDF na Avenida Roberto Freire. Durante a permanência no “CDF” houve a perspectiva de doação de um terreno, em Capim Macio, pela Prefeitura do Natal. A doação dependia de um plebiscito junto a moradores que, após a sua realização, teve afastada tal possibilidade. Interessava bastante a Congregação um terreno definitivo, por já fazer parte de um projeto de Igrejas estratégicas e apadrinhadas pela Igreja Renascer de Campina Grande, Paraíba. Em paralelo, um projeto estava sendo elaborado para apresentação ao Plano Missionário Decorativo.

Nos dias 31 de outubro, 01 e 02 de novembro de 2003, a Congregação promove um ciclo de palestras com temas de interesse de todas as famílias, para isso foi convidada a missionária Edimeia Williams. O primeiro tema abordado foi o “Cuidado com os filhos”. Depois se seguiram “Relacionamentos quebrados”, “Perdão” e a “Importância da restauração das famílias e lares”.

A Congregação continua em sua procura por um novo local para o templo e, o último culto no Colégio CDF dá-se em 23 de novembro de 2003, quando consegue transferir-se para um galpão que servia de depósito/almoxarifado para a Construtora M. C. Carvalho, situado na rua Francisco Pignataro, 1979, a partir de 30 de novembro de 2003, data em que ocorre o primeiro culto realizado ao ar livre.

O galpão precisava de modificações para transformar-se em Templo. E assim, começa uma pequena reforma visando essa transformação.

Enquanto isso, em 24 de dezembro de 2003, realizou-se a Cantata de Natal. E eis que o culto do Ano Novo foi realizado dentro do atual Templo, com parte das obras já realizada. É digno de citação aqui, o jantar de confraternização do Ano Novo que encerrou o ano de 2003 com uma chuva de bençãos.

No dia 15 de maio de 2004, às 19:30h, houve a inauguração oficial da Igreja Presbiteriana Marinas Praia Sul. Marcaram presença: Rev. Carlos Alberto Figueiredo (Igreja P. Renascer de Campina Grande – PB), Rev. Osni Ferreira (Presidente do PMC da Igreja Presbiteriana do Brasil), Rev. João Batista de Moura (Presidente do Presbitério Seridó), Rev. Terry Gyger (Igreja Redeemer de Nova York), Rev. Marcos Severo de Amorim (Presidente do Sínodo do RN) e Flávio Ataliba (Presidente do Presbitério Potiguar).

No dia 01/01/2023 inicia-se o pastoreio do reverendo David Cavalcante de Sousa junto a Igreja Presbiteriana Marinas Praia Sul, sendo eleito por esta. Oriundo de Fortaleza-Ceará, o reverendo é casado com Francy Gênova, e pai de três filhos, Kevin, Levi e Thomas. O pastor David Sousa é formado em teologia, filosofia, pós-graduado em Teologia Sistemática e Mestre em Teologia-Histórica com ênfase em Teologia-Filosófica pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. Sua eleição marcou um ponto de transição da igreja, sendo perceptível a mudança rumo a identidade reformada e confessionalidade conforme os padrões de Westminster.

O antigo templo

O antigo templo da igreja estava situado na Rua Francisco Pignataro, 1979, Capim Macio. Era um terreno alugado e lá a igreja desenvolveu seu trabalho por 19 anos. O primeiro culto nesse templo foi realizado no dia 30 de novembro de 2003 e o último culto foi realizado dia 26 de fevereiro de 2023. 

Novo templo

O novo templo da igreja está situado na rua Aimorés, 5034, Neópolis. O primeiro culto após a reforma parcial do prédio foi realizado no dia 05 de março de 2023. A baixo, fotos do templo, primeiro culto no novo templo e Rev. David juto de sua família.