Doutrina

Igreja Presbiteriana do Brasil é uma igreja protestante, reformada e de orientação calvinista, ou seja, é uma federação de igrejas que têm em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária.

A igreja é governada por um conselho de homens chamados a serem presbíteros, indicados pelo corpo da igreja e eleitos em assembleia. Sua autoridade é exercida colegiadamente, mediante concílios: Conselho (igreja local); Presbitério (conjunto local ou regional de igrejas); Sínodo (conjunto regional de presbitérios); Supremo Concílio (abrange todos os presbitérios do Brasil e se compõe de representantes dos presbitérios).

Os presbiterianos creem que há uma teologia correta, essencialmente bíblica e equilibrada sendo imprescindível para a vida de qualquer cristão. Sendo assim, todo crente em sua essência tem concepções teológicas e essas irão sempre influenciá-los, em todas as áreas de sua vida.

Os reformados creem, firmemente, no Sola Scriptura, isto é, que a Escritura é a sua única regra de fé e prática, rejeitando toda e qualquer regra como autoridade final (opiniões, tradições não bíblicas, novas revelações etc., conforme a confissão de fé de Westminster no capítulo I – Da Sagrada Escritura).

As Igrejas Presbiterianas assumem os Padrões de Westminster (a Confissão de Fé, Catecismo Maior e Breve Catecismo) como sua profissão pública de fé, no tocante às doutrinas bíblicas fundamentais. A Igreja Presbiteriana Marinas Praia Sul, na pessoa de seus oficiais, enquanto Igreja Presbiteriana do Brasil, subscrevem integral e restritamente, os Padrões de Westminster. Abaixo, os documentos em PDF, para download.